Os grandes momentos do Frevo.

O frevo como manifestação musical brasileira, surgido das classes trabalhadoras, assumiu várias formas. Veja uma breve análise e as principais músicas deste gênero em "Educação Musical".

Ouça frevo, rock e músicas críticas, utópicas, axionômicas e de qualidade na Rádio Germinal. http://radiogerminal.blogspot.com.br/
http://radiogerminal.com

A Massa, Raimundo Sodré

Raimundo Sodré se destacou no festival de MPB de 1980 com a música "A Massa". Essa música utiliza um jogo de palavras para tematizar um problema social que é a massificação e a exploração. A massa, enquanto termo usado para se referir a alimentos, é de uso comum. Sodré, entretanto, usa a palavra nesse sentido, mas usa num segundo sentido, que é o pejorativo. O termo "massa", como uso sociológico e político, remete à multidão indiferenciada e, muitas vezes, manipulada, tal como na expressão "massa de manobra". Isso fica explícito no trecho em que ele diz:

"Moinho de homens que nem jerimuns amassados Mansos meninos domados Massa de medos iguais Amassando a massa, a mão que amassa a comida Esculpe, modela e castiga A massa dos homens normais".

A transformação dos seres humanos em massa uniforme, esculpida e modelada, "meninos domados" e "mansos", é, infelizmente, uma realidade cotidiana no capitalismo. Essa massificação e domesticação é também um "castigo". E isso vale para a população atual, inclusive para aqueles que se julgam livres e "autônomos", prisioneiros do subjetivismo e da ilusão de autonomia e liberdade. Raimundo Sodré, em sua música, apenas constata essa realidade e não mostra a necessidade de ir além dessa massificação e da luta por conquistar a liberdade, o que só pode ocorrer com uma transformação social radical e total. Porém, a consciência da alienação, da exploração e da dominação é o primeiro passo para a sua superação e Sodré contribui com esse início da luta pela libertação humana com sua música e denúncia da massificação.

O Samba Rock

O samba é um gênero musical genuinamente brasileira, cuja origem remete para origens africanas e suas adaptações pelas gerações afrodescendentes. O rock é de origem norte-americana, cuja fonte são gêneros musicais nacionais que foram sintetizados para gerar o novo gênero. O samba-rock, que poucos conhecem, é uma tentativa de síntese entre esses dois gêneros, criando um gênero misto, tal como é comum com o rock and roll.

Funk e Qualidade Musical

No Brasil se criou uma suposta versão do "funk", gênero musical norte-americano. Contudo, o funk norte-americano é de qualidade muito superior e a versão brasileira popularizada contemporaneamente tem muito pouco a ver com o original. Apesar disso, se produziu um funk no Brasil de qualidade, apesar de não ser conhecido pelo grande parte do público que confunde a pseudoversão brasileira com o gênero funk.

Blitz e Milton Nascimento: Músicas Simples e Músicas Complexas

A música popular possui uma enorme variedades de gêneros, formas, graus de complexidade. Uma das principais diferenças entre as músicas populares é entre músicas simples e complexas, tal como exemplificadas pelas músicas da banda Blitz e do cantor Milton Nascimento.

Capital Comunicacional e Música Trivial

A música trivial, chamada por Theodor Adorno como "música ligeira", é um produto do capital comunicacional, no qual se articulam o capital fonográfico, radiofônico e televisivo, entre outros, para impor músicas repetitivas, sem grande criatividade, qualidade musical e conteúdo mais profundo nas letras musicais. 

Elitismo Musical

A música é palco de luta e competição. A classe dominante, a burguesia, busca em todos os setores da vida se distinguir e mostrar sua superioridade. Isso gera o elitismo musical e vastos setores das classes auxiliares acabam reproduzindo a concepção musical elitista.

Música Sertaneja e Capital Fonográfico

A música caipira enquanto música folclórica é apropriada pelo capital fonográfico e capital radiofônico e se torna "música sertaneja", cada vez mais urbana e menos rural.

Ídolos fabricados: Roberto Carlos

O vídeo aborda a questão da fabricação de ídolos pelo capital comunicacional, tal como Elvis Presley e Roberto Carlos.

A Retomada da Bossa Nova e seu fracasso.

A tentativa de criar um novo modismo com a retomada da bossa nova e seu fracasso e a crítica da mesma.