Música: A Massa
Cantor: Raimundo Sodré
Compositores: Raimundo Sodré e Jorge Portugal.
Ano: 1980.

Apresentação da Rádio Germinal: Raimundo Sodré se destacou no festival de MPB de 1980 com a música "A Massa". Essa música utiliza um jogo de palavras para tematizar um problema social que é a massificação e a exploração. A massa, enquanto termo usado para se referir a alimentos, é de uso comum. Sodré, entretanto, usa a palavra nesse sentido, mas usa num segundo sentido, que é o pejorativo. O termo "massa", como uso sociológico e político, remete à multidão indiferenciada e, muitas vezes, manipulada, tal como na expressão "massa de manobra". Isso fica explícito no trecho em que ele diz:

"Moinho de homens que nem jerimuns amassados Mansos meninos domados Massa de medos iguais Amassando a massa, a mão que amassa a comida Esculpe, modela e castiga A massa dos homens normais"

A transformação dos seres humanos em massa uniforme, esculpida e modelada, "meninos domados" e "mansos", é, infelizmente, uma realidade cotidiana no capitalismo. Essa massificação e domesticação é também um "castigo". E isso vale para a população atual, inclusive para aqueles que se julgam livres e "autônomos", prisioneiros do subjetivismo e da ilusão de autonomia e liberdade. Raimundo Sodré, em sua música, apenas constata essa realidade e não mostra a necessidade de ir além dessa massificação e da luta por conquistar a liberdade, o que só pode ocorrer com uma transformação social radical e total. Porém, a consciência da alienação, da exploração e da dominação é o primeiro passo para a sua superação e Sodré contribui com esse início da luta pela libertação humana com sua música e denúncia da massificação. 

http://radiogerminal.com

https://radiogerminal.blogspot.com/

Gilson, "Casinha Branca", em Destaque Musical.

Destaque musical apresenta "Casinha Branca", de Gilson.

A música de Gilson, Casinha Branca, tematiza a solidão e o isolamento dos indivíduos na sociedade capitalista. A casinha branca é o refúgio e busca de paz numa sociedade competitiva e conflituosa. É, assim, um lamento diante de uma sociedade desumanizada.

Letra da música:

Eu tenho andado tão sozinho ultimamente/Que nem vejo à minha frente/ Nada que me dê prazer

Sinto cada vez mais longe a felicidade/Vendo em minha mocidade/Tanto sonho perecer

Eu queria ter na vida simplesmente/Um lugar de mato verde/Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda/Um quintal e uma janela/Para ver o sol nascer/

Às vezes saio a caminhar pela cidade/À procura de amizades/Vou seguindo a multidão

Mas eu me retraio olhando/Em cada rosto/ Cada um tem seu mistério/Seu sofrer, sua ilusão

Eu queria ter na vida simplesmente/Um lugar de mato verde/Pra plantar e pra colher

Ter uma casinha branca de varanda/Um quintal e uma janela/Para ver o sol nascer.

Paulo Maia, "Eu preciso de você", em Destaque Musical.

Destaque Musical 02: Paulo Maia - "Eu Preciso de Você". Algumas músicas tematizam questões sociais indiretamente. Diversas músicas abordam a questão da solidão, da busca do amor romântico, etc. Paulo Maia, em sua música “Eu Preciso de Você”, tematiza a questão da solidão e da busca da verdadeira amizade e do amor. Numa sociedade na qual as relações sociais são dilaceradas pela competição e luta de classes, geradoras de solidão, desconfiança e afastamento, a busca da “cara metade” ou de amizade verdadeira, ou ambas, se torna um desejo generalizado na sociedade. Assim, o amor sexual, a família, as amizades, os animais domésticos e as crianças, se tornam o refúgio para fugir da solidão e uma forma de encontrar relações sociais humanizadas. A música de Paulo Maia expressa o sentimento de um indivíduo diante dessa realidade. Ouça Rádio Germinal: http://radiogerminal.com. Veja nosso blog: http://radiogerminal.blogspot.com.br Ou baixe o app da Rádio Germinal para ouvir em seu celular: https://play.google.com/store/apps/de...

A banda Espírito da Coisa em "destaque musical".

Destaque Musical, músicas, bandas, gêneros, temas, que se destacam e são apresentados na Rádio Germinal. No primeiro destaque musical, a banda "O Espírito da Coisa", com quatro músicas: "Ligeiramente Grávida", "Mimi Trotskista", "Salário Mínimo" e "Corrupto". Ouça Rádio Germinal (http://radiogerminal.com), veja nosso blog (http://radiogerminal.blogspot.com.br) ou baixe o app da Rádio Germinal para ouvir em seu celular. Rádio Germinal (https://play.google.com/store/apps/de...), onde a música não é mercadoria; é crítica, qualidade e utopia.